sábado, 18 de dezembro de 2010

Introdução aos Musgos e Musgos Aquáticos

Musgos pertencem ao grupo de plantas chamadas Briófitas que nunca produzem flores ou sementes. Eles têm uma longa história de evolução em comparação com as plantas que possuem florescência, com registros fósseis datados 440 milhões de anos no período Siluriano. A maioria dos musgos são pequenos, não-vascular, plantas terrestres, mas alguns podem ser tão grandes chegando a 35 centímetros de altura e alguns são semi-aquáticos.
Os musgos compartilham um ciclo de vida único tendo uma primeira geração de gametófito dominante. O gametófito forma a estrutura de folhas verdes que   normalmente associamos com o musgo. Musgos são essencialmente plantas terrestres, e eles dependem de uma película de água para a célula masculina (espermatozóide) ser transportada para a célula feminina, ambas são produzidas no gametófito. Quando as condições forem adequadas, a próxima geração, a estrutura do esporófito, ou de esporos crescerá. O esporófito é geralmente uma cápsula de crescimento no final de um pedúnculo chamado seta. O esporófito não tem clorofila e cresce parasitariamente de sua mãe gametófito. O esporófito seca e libera esporos que crescem em uma nova geração de gametófitos, se germinarem.
Em geral, quando falamos de musgos, estamos nos referindo à geração de gametófito do ciclo de vida dos musgos.
Musgos não tem veias para o transporte de água e alimentos, uma vez que todas as partes da planta são usados para absorver água e nutrientes. Assim, os musgos são encontrados principalmente em locais onde há um fornecimento constante de água. Os musgos têm rizóides em vez de raízes, que são linhas ramificadas. Os rizóides podem absorver a água, mas eles são usados principalmente para fixar a planta.
Rizóides no Musgo de Java
Rizóides no Musgo Singapura
Os principais grupos de musgos podem ser classificados com base nas  características do esporófito, que contém os esporos. Eles também podem ser  distinguidos pelo seu "tronco" e estruturas "folhas". Ao analisar as folhas sob o microscópio, a forma eo padrão das células da folha também fornece características distintivas.
Esporófito do Musgo
Gametófito (normalmete referido as folhas do musgo)
Estrutura celular
Os musgos são plantas verdes e suas folhas têm um grande número de células que contêm cloroplastos. A folha do musgo é muito diferente das plantas de ordem superior. As plantas superiores têm folhas que são mais grossos na estrutura, com uma folha laminada com muitas células de espessura, e as veias podem transportar água e outros minerais. Por outro lado, as folhas de musgos tem uma lâmina de apenas uma célula de espessura. A folha não tem veias para o transporte de água, embora possa ter uma costela central (nervo) feita de várias camadas de células grossas ou alongadas.
Algumas espécies de musgos são semi-aquáticos, e são capazes de crescer submerso na água. Estes musgos aquáticos são de grande importância para a cultura do aquário, especialmente para o paisagismo de um aquário plantado.
O principal uso do musgo aquático é a criação de um paisagismo natural no aquário, fixando o musgo em troncos ou rochas. Sendo epífita, os rizóides do musgo ancoram a planta nos troncos e rochas. Estes musgos aquáticos também podem ser usados para criar um fundo para o seu aquário plantado. Eles também são de grande importância para criação de peixes, onde o musgo aquático está sendo amplamente utilizado como meio de reprodução. É também um bom esconderijo para os alevinos, pois os alevinos recém nascidos podem consumir os organismos microscópios que crescem entre os musgos. Ao mesmo tempo,  o musgo vai absorver o excesso de resíduos produzidos pelas alevinos.
Criar musgo aquático no aquário não é muito difícil. A maioria dos musgos não são muito exigentes em seus requisitos. Eles podem tolerar níveis mais baixos de luz que as plantas mais altas, e podem crescer bem, mesmo sem o complemento de Dióxido de Carbono (CO2) no aquário. Eles também podem crescer com o mínimo de nutrientes. No entanto, com iluminação adequada (cerca de 2 watt / litro), suplemento de CO2, e alguns macro-nutrientes e micro-nutrientes, será realmente capaz de ver a verdadeira beleza desses musgos aquáticos no aquário.
ps: A Comunidade Aquaflux obteve autorização por escrito do Dr.Tan SW para traduzir todos os artigos e utilizar  as fotos de seu website Aquatic Moss.
Autor:Dr. Tan SW (Aquatic Moss) (26/04/2010)


Aquaflux Aquarismo e Aquapaisagismo

Nenhum comentário: