sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como calcular o volume do aquario

Parece algo desnecessário, mas muitos que estão adentrando nesse mundo aquaristico e até alguns que ja estão, não sabem como calcular o volume de agua que existe dentro do aquário, para fins de dimensionamento da iluminação, aquecedor ou até mesmo um tratamento de alguma doença. Para calcular o volume de nosso aquário, devemos ter as seguintes medidas: Altura, Largura e Profundidade. Ao multiplicar estas três medidas, teremos o volume total de litros em cm cúbicos.


Por exemplo:

Altura : 50 cm.
Largura : 100 cm.
Profundidade : 40 cm.
50 x 100 x 40 = 200.000 cm3 
então 200.000/1000 = 200 litros




Retirando das medidas, a altura do substrato e o volume aproximado ocupado por pedras e ornamentos tem-se o volume liquido do aquário, normalmente 10% do valor total.

Muito Simples não é mesmo? Uma coisa tem se que ter em mente, é  que quanto menor o tamanho/volume do aquário mais problemas nos poderá dar, pois a estabilidade de um aquário pequeno demora mais do que um grande, sendo que este está sempre variando as suas qualidades como: PH, Temperatura, etc... por isso fica como sugestão adquirir um aquário maior, claro levando-se em conta a possibilidade de espaço e financeira de cada um.

Nenhum comentário: