Recentemente escrevi uma matéria para uma revista do mercado pet, falando a respeito do aumento desnecessário dos produtos importados (matéria abaixo). A repercussão que houve foi que, segundo a revista, importadoras de produtos de aquarismo criticaram tal matéria e, assim, fui afastado da revista a qual eu escrevia desde 2005. A revista pediu que eu ficasse afastado das três próximas edições a fim de me preservar. Ora, que façam isso com a Amazônia, mas não comigo. Porém não me importo de ser afastado, o que me importo, é ser enganado e você também está sendo enganado, por isso, peço por gentileza que leia a matéria e divulgue para o maior número de aquaristas que você puder. O objetivo é que esses importadores precisam saber que o mercado é sustentado por você aquarista e não por eles e do jeito que eles querem. E quanto à escrever ou não para a revista, tomei a atitude de não mais escrever para a mesma.
Matéria na íntegra:
"Aumento do Dólar - Revista Negócios Pet
O avanço do dólar e o aquarismo
Quando algum lojista efetuava seus pedidos junto aos distribuidores ou importadores, na maioria das vezes os produtos importados eram cotados em Dólar.
Como a moeda começou a se desvalorizar junto ao Real, a maioria desses importadores/distribuidores simplesmente mudou a maneira de cobrar pelos seus produtos, que já não eram mais cotados em Dólar, e sim em Real, sobre a cotação maior de R$2,35.
Lojistas e, conseqüentemente, aquaristas pagaram caro durante três anos e sem questionamento algum. A maioria dos importadores de produtos de aquarismo faturou alto nos últimos 3 anos, obtendo lucros sobre lucros.
Em nenhum momento foi comentado o que estava acontecendo e as vendas continuaram estáveis, mesmo com a maioria dos importadores cobrando pelos seus produtos um valor além do que seria normal. A crise americana chega, aparentemente, ao ponto máximo e isso já começou a refletir nas empresas brasileiras de alguma forma. Por exemplo, o aumento do dólar para a indústria nacional é importante, pois assim ela consegue concorrer com as empresas estrangeiras, principalmente com o preço de produtos chineses no mercado interno. Recentemente recebi e-mails de importadores/distribuidores já cogitando a possibilidade de aumento dos produtos importados e sugerindo em seus e-mails de ofertas que devemos, nós, lojistas, comprar logo, pois haverá aumento. Viver no capitalismo é uma coisa... agora, trabalhar com "picaretagem" é outra completamente diferente.
Se a moeda americana em relação ao Real chegasse em torno dos R$3,00, era até compreensível alguma mudança na maioria dos produtos importados. Mas chegar próximo ao que era praticado há 3 anos e manter essa cotação e já querer aumentar é, no mínimo, explorar demasiadamente um mercado tão frágil que é o de aquariofilia.
É hora de pelo menos, nós lojistas, demonstrarmos a força que temos. E dizer um NÃO sonoro a esses especuladores e exploradores desse mercado que é volto a dizer, extremamente frágil.
É importante passar estes acontecimentos aos clientes e amantes do hobby, para que reflitam de fato se determinados produtos importados são realmente necessários."
Ricardo Assunção
Revista Negócios Pet
Edição-110
Página 78
Para quem se interessar, foi gravada uma conversa informal minha com amigos falando exatamente sobre esse acontecimento, o link do vídeo é:
http://www.youtube.com/watch?v=35KQrYb02J8

Ricardo Assunção
Um comentário:
É esse é o verdadeiro lojista que é a favor do hobby e não dos lucros apenas, muito boa matéria. Faltou apenas dizer a loja ou produtos que ele representa, pois merece ser prestigiado.
Postar um comentário