quinta-feira, 20 de agosto de 2009

killifish

O que são killies?

Os killies são peixes que pertencem à Família dos Ciprinidontídeos (Cyprinodontidae) ou "carpas dentadas". O seu nome deriva da palavra flamenga "kil", usada pelos imigrantes holandeses que colonizaram a costa este dos Estados Unidos no século XVI para a designação de pequeno riacho.

Os pequenos peixes que habitavam tais riachos eram conhecidos por "kil-vissen", sendo que a American Killifish Association (AKA) adotou a designação "killifish" ou "killie" logo após a sua formação, no princípio da década de 60, tendo sido seguidos pela associação inglesa (British Killifish Association-BKA) em 1968, pela associação alemã em 1969 e pelas restantes associações por todo o mundo.

Em relação aos killies conhecem-se até à data de hoje algumas dezenas de gêneros, algumas centenas de espécies e muitos milhares de subespécies, variedades e localizações. Habitam todos os continentes com a exceção da Oceania. A descrição detalhada das diferentes espécies e a sua distribuição geográfica, habitat e comportamento, assim como a sua manutenção em aquário e reprodução é tema para muitos artigos dada a heterogeneidade desta família.

Fonte : Adaptado do texto da Associação Portuguesa de Killifilía-APK.
Autor do texto original : Alberto Reis.

Seguem fotos de uma fishroom do amigo de Portugal PAULO MIRANDA, o Killimiranda.


Sinceramente gostei muito sobretudo a forma como o amigo Miranda organizou a estrutua.



















Um comentário:

Unknown disse...

show de bola seu "killiroom".
um dia eu terei um assim...