sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O PH.

É fundamental, para mantermos as plantas em desenvolvimento e peixes bem dispostos, que verifiquemos a acidez ou alcalinidade da água do aquário, uma vez por semana.
Normalmente em aquários de água doce encontramos, apenas três situações:
- Água ligeiramente ácida pH = 6,5 a 6,9
- Água neutra pH = 7,0
- Água ligeiramente alcalina pH = 7,1 a 7,4

O pH são os valores de uma escala que vai de 0 a 14 graus. O zero significa o maior grau de acidez possível e o 14 a mais alta concentração alcalina da água possível.
Na verdade o pH tem a haver com a composição química de água. Portanto quimicamente se na estrutura molecular da água "H2O" houver maior número de íons de Hidrogênio (H +) livres, diz-se que a água é ácida. Caso contrário, se houver maior quantidade de Hidroxilas (OH-) = (O--) + (H+) os quais se acham carregados negativamente, diz-se que água está alcalina.

O pH 7,0 significa igualdade de íons negativos e positivos na estrutura molecular da água ou seja, a cada 2 átomos de Hidrogênio corresponde rigorosamente um átomo de Oxigênio. Esta água está neutra e é a ideal para um aquário misto, composto de diversos tipos de plantas e peixes, que o habitam.

A água ácida é bem aceita por determinados peixes e plantas, porém o meio ácido é mais propenso a proliferação de bactérias. Abaixo do pH 6,8 a água fica amarelada, com o fundo cheio de resíduos orgânicos em decomposição e pobre em vegetação. Também a água alcalina é aceita por determinadas espécies, mas acima do pH 7,4 significa parada no crescimento de plantas, cheiro típico de matérias orgânicas em decomposição, espuma na superfície e depósito de calcário sobre as pedras.

Quando constatarmos acidez indesejável na água recomendamos a utilização de métodos naturais para a correção gradativa do pH. A experiência nos demonstrou que produtos químicos como o bicarbonato de sódio aceleram tal correção, de tal forma que será difícil controlar os muitos efeitos colaterais, principalmente amadores como nós.
Então usamos cascas de ovos de galinha, bem moídas, entre as camadas de lã de nylon do filtro externo. Utilizamos as cascas de um ovo para cada 20 litros de água (volume do aquário). Em uma semana o pH volta a ficar neutro.

Já para o meio excessivamente alcalino recomendamos para a correção, gradativa e natural, folhas secas de tamarindo colocadas dentro de um saquinho de pano tipo filó ou de tecido de meia de nylon de mulher, o qual após fechado para não deixar cair as folhas, é introduzido no aquário, num local onde haja movimento na água.

Em condições normais sempre teremos que cuidar para a água não ficar ácida, que é uma tendência de águas mais velhas devido à detritos de peixes, plantas e comidas que se impregnam no solo com o passar do tempo. Essa situação é fácil de contornar com a limpeza semanal dos vidros dos 3 lados (menos o fundo) do aquário, do sifonamento do solo a cada 30 dias, com a reposição de água de torneira (em descanso por 2 dias) daquela perdida por evaporação e limpeza. E se isso não for suficiente usa-se a correção com casca de ovo conforme foi descrito.

Fonte: Revista Aquarista Junior nº 18

Nenhum comentário: