Eu costumo comparar a chegada das T5 com a dos CDs na época em que eram mais populares os discos de vinil... Toda tecnologia inicialmente é cara, e essa é logo de cara a desvantagem de uma T5 em relação aos modelos T8 e T10.
Quais as vantagens das T5?
![]()
Na figura acima o menor IRC é exibido na foto à esquerda, à direita a luz de uma lâmpada de alto IRC dá à mostra as cores reais das frutas.
![]()
![]() ![]()
![]()
Existem muitos modelos luz-do-dia (Osram, Philips, Avant, etc.) com 3000K e 4000K (as mais vendidas nas lojas de materiais elétricos), as com 5000K, 6500K e 8000K (mais difíceis de achar) e os modelos específicos para aquários (Arcadia, Gieseman, Hagen, Aquascience, etc.), sendo os últimos ainda muito caros, às vezes até mais caros que uma HQI, mas a vantagem em cima da HQI fica por conta da facilidade de instalação numa luminária, menor aquecimento e da maior distribuição de luz.
O problema maior atualmente é encontrar os reatores para essas lâmpadas (especialmente as de 21, 24, 39, 54 e 80W), as lojas não se atualizam com rapidez e a maioria adquire somente os modelos mais comuns (14W e 28W) e de menor desempenho. Coisa que deve ir mudando com o tempo...
Escrito por Marcos Bonfim
Imagens retiradas dos Guias do Consumidor Philips e Osram
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário